top of page

Secretaria de Educação e Esportes divulga resultados do SAEPE 2018

  • GRE MN
  • 25 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (21), o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, reuniu secretários executivos, gerentes regionais de ensino, secretários de Educação municipais e equipes técnicas pedagógicas para participar da formação de apropriação e disseminação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) de 2018. O encontro aconteceu no auditório da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), Fórum Ministro Artur Marinho, localizado no Recife. A programação segue até esta sexta-feira (22).

O SAEPE produz informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar.

O encontro tem o objetivo de fazer com que esses dados, divulgados anualmente, ganhem sentidos didáticos e que os gestores possam usar essas referências para planejar práticas pedagógicas a fim de melhorar a qualidade da educação pernambucana. A avaliação do SAEPE é feita com estudantes da rede pública estadual e municipal, dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2018, cerca de 376 mil estudantes de mais de 8,6 mil escolas participaram da avaliação.

“Além de apresentar os dados obtidos, este encontro serve também para fortalecer o planejamento da rede para que isso possa contribuir com as atividades das nossas escolas. Esse é o nosso maior desafio. A avaliação em si não é o objetivo final, ela é uma ferramenta importante para que o nosso trabalho seja bem executado. Se a gente não avalia os resultados, perdemos o caminho de vista. Se a gente busca qualidade e eficiência na educação, é preciso compreender o que eles nos dizem”, explicou Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, sobre o evento realizado nesta manhã.

Dionísio Júnior, gerente de Avaliação e Monitoramento, detalhou a utilização dos resultados pelos profissionais para a melhoria da educação. “Esses dados podem ser utilizados pelos gestores, professores e gerentes de regionais na avaliação e reavaliação de políticas públicas de educação, assim como pelos educadores de apoio sob a perspectiva de repensar as práticas educacionais. Com a avaliação é possível ver o rendimento dos estudantes, e com base nisso a escola pode pensar e planejar novas ações visando a melhoria do ensino-aprendizagem”, contou.


Clique aqui para conferir os resultados do SAEPE 2018





 
 
 

Comments


bottom of page