GRE Metro Norte realiza Projeto Semear e III Torneio de Robótica
- GRE MN
- 28 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
“Protagonismo juvenil: O que é e como exercê-lo”. Foi com esse tema que cerca de 300 estudantes de 40 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte se reuniram, no último sábado (25), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Estevão Pinto, em Olinda, para participar do “Projeto Semear” e da 1º etapa do III Torneio de Robótica.
Na ocasião, foram ministradas oficinas sobre a temática em seis salas distintas com conteúdos sobre: ?compreender o que é protagonismo juvenil e exercê-lo a favor da autonomia e do bem comum; fazer escolhas para realizar pequenas intervenções coletivas na escola ou na comunidade; e refletir sobre formas de atuação grupal. “Nós, como protagonistas, somos pontes entre os jovens. A gente serve como espelho para eles. Mas nosso maior objetivo não é que eles sejam iguais, mas melhores”, comentou a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar, Jéssica Ângela.
O “Projeto Semear” também recebeu algumas apresentações culturais com o grupo de malabarismo da EREM Escritor José de Alencar, que mostrou uma releitura do espetáculo da Broadway, o sarau literário da EREM Maria Vieira Muliterno e a Banda Musical Musicart, da Escola Presidente Castelo Branco.
Paralelamente ao Semear, foi realizada a 1º etapa do III Torneio de Robótica da regional. Participaram da competição 25 equipes, entre E?REMs, Escolas Técnicas Estaduais (ETE), Escolas Regulares e SESI. Além do 1º e 2º lugar, as equipes disputaram nas categorias melhor programação, melhor design de robô, melhor técnico e equipe mais dedicada.
A equipe Falcon Wars, da EREM Escritor José de Alencar, levou o prêmio de Equipe mais Dedicada. Para a estudante Ana Elizabeth, que formou grupo junto com Lívia Belo, Mizael Pereira e Erick Vinícius, este torneio serviu de estímulo para participar de outras competições. “Ganhar este título representa muito para mim, pois além de ser meu primeiro campeonato, a gente aprendeu a evoluir com pouco tempo”, considerou a jovem.
Confira a classificação completa:
Lego EV3
1º Lugar: Cangaceiros da robótica, SESI, UNIDADE VASCO DA GAMA
2º Lugar: EREMEC F5, EREM EURÍDICE CADAVAL
Melhor Programação: EREMEC F5, EREM Eurídice Cadaval
Melhor Design de Robô: Waters Pirates, EREM Pradines
Melhor Técnico: Cibele, EREM Eurídice Cadaval
Equipe Mais Dedicada: Falcon Wars, EREM Escritor José de Alencar
Lego NXT
1 LUGAR: The Jedi Force, EREM Beberibe
2 LUGAR: EREMEC KW, EREM Euridice Cadaval
MELHOR DESIGN: Os Últimos Escola Tabajara
MELHOR PROGRAMAÇÃO: Meia Bucha, EREM Maria Vierira Muliterno
EQUIPE MAIS DEDICADA: WAR ROBOTIC, EREM Luiz Rodolfo de Araújo Jr
Créditos: Pedro Menezes
Comentarios