top of page

Esta é minha história

  • GRE MN
  • 13 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Por:Tereza Muniz Correia



Profª Tereza Muniz

A professora Tereza, de origem pobre, oriunda de escola pública, fez o Ensino Fundamental na Escola Alfredo Freyre concluindo-o em 1978. Após esta data foi cursar o Magistério, a pedido de seus pais João Muniz e Tereza Ferreira, na Escola Santo Inácio de Loyola e no ano de 1981 concluiu o curso e recebeu o título de aluna laureada de todas as turmas e foi premiada com a assinatura de um contrato de estagiária, pois a mesma só tinha 16 anos, para reger uma turma de 1ª a 4ª série, na Escola Raimundo Diniz, localizada no bairro Águas Compridas, uma área com alto índice de vulnerabilidade. Tornou-se professora efetiva aos 18 anos, no dia 21/12/1982, data de seu aniversário.

Mesmo sendo ainda uma adolescente, desempenhou com assiduidade, competência e compromisso a sua função de professora, passando para seus alunos que ser pobre e estudante de escola pública, não os impedem de ter sonhos e que o único meio de se descobrir o mundo, nessas circunstâncias, seria através da leitura.

Os anos passaram e aquela professora menina se transformou em uma mulher, querida, atuante e dedicada a recuperar os alunos que já não sonhavam com uma vida melhor. Em virtude dessa dedicação, no ano de 1998, o seu esposo Martim, juntamente com a comunidade escolar a incentivaram a se lançar candidata a diretora da única escola da sua vida profissional, Escola Raimundo Diniz, mesmo com resistência, pois na época, seus dois filhos só tinham 2 e 4 anos. Mesmo assim, ela não recuou do desafio e foi eleita diretora com 1200 votos, tendo o seu ato de nomeação assinado pelo então governador Miguel Arraes, que respeitou, naquele pleito, a escolha daquela comunidade escolar.

Ao assumir, a primeira ação do seu mandato foi reativar a biblioteca, transformando-a no passaporte para o mundo, além de construir um calçadão para a prática de educação física. Os anos continuaram passando e os processos de escolha de gestores mudaram para seleção e processo consultivo, mas a comunidade não abriu mão da continuação da professora Tereza conduzindo a gestão escolar, e ela não desistia de estimular os educandos em permanecerem na escola, reduzindo o índice de reprovação e resgatando a identidade daquela Unidade de Ensino, em parceria com a excelente equipe de professores, um dos principais pilares da educação. Enfim, mesmo com toda fragilidade causada por sérios fatores externos que interferem no cotidiano escolar, o diálogo e, principalmente o trabalho coletivo, pautados no respeito mútuo, vem conseguindo reverter o tão assombroso fator de evasão, elevando os índices que eram de 1,10 e atualmente está acima de 3.5. Aquela jovem professora vem mostrando, pelo exemplo, que é possível sonhar e transformar este sonho em realidade. Atualmente, com 37 anos na carreira do magistério, sendo 20 destes em gestão, a professora Tereza Muniz continua plantando e colhendo as sementes semeadas pela jovem professora, deixando o provérbio que diz: “Uma casa construída com uma boa base, não desmorona nunca”. Sonhar é possível SIM!

E a educação pública de Pernambuco vem preparando os nossos pássaros para voos cada

vez mais altos.



 
 
 

Kommentare


bottom of page